quinta-feira, 14 de outubro de 2010

IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - PROFº WAGNER



Há algumas décadas ocorreram grandes mudanças no estilo de vida das pessoas em todo o mundo, principalmente nos hábitos alimentares e nos níveis de atividade física. As pessoas passaram a comer mais alimentos ricos em calorias e gorduras e reduziram a prática de atividade física.

Com isso, percebeu-se um considerável aumento das doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer, sendo estas as principais causas de mortalidade e incapacidade no mundo.

Para combater esse “mal” crescente é necessário melhorar os hábitos alimentares e aumentar os níveis de atividade física. Mas para haver uma verdadeira melhora dos hábitos alimentares é preciso compreender o que é “alimentação saudável”.

Alimentação Saudável nada mais é do que aquela capaz de oferecer todos os nutrientes necessários para o corpo humano, promovendo SAÚDE E BEM-ESTAR.  Para isso, deve-se seguir as três regras básicas de uma alimentação saudável: moderação, equilíbrio e variedade.


Sendo assim, é necessário ter uma alimentação variada; com elevado consumo de frutas, verduras e grãos; com baixa ingestão de gorduras e ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas.

Esse tipo de alimentação, associada à prática diária de atividade física, traz inúmeros benefícios como:

- melhora da qualidade de vida;
- manutenção do peso corporal ideal;
- perda de peso;
- proteção do organismo contra doenças infecciosas e crônicas (cardiovasculares, diabetes, câncer, obesidade);
- melhora da performance e desempenho físico.


Wagner Duarte Ferro



Atualmente graduando em Educação física pelo centro universitário de Anápolis - Unievangélica. Tem experiência na área de musculação há mais de 12 anos, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento de força, exercícios resistidos,treinamento com peso e musculação.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

www.rgnutri.com.br
Biesek, S., Côrte, S. NUTRIÇÃO Um caminho para a vitória. Curitiba: NutroClínica, 1997.
Mahan, L.K.; Escott-Stump, S. KRAUSE: ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA. 11ª ed. São Paulo: Roca, 2005. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário