quinta-feira, 14 de outubro de 2010

HIPERTROFIA MUSCULAR - PROFº BARRETO





A definição mais correta de hipertrofia muscular seria o aumento do tamanho da fibra muscular e de núcleos celulares em resposta ao treinamento, principalmente quando esse treinamento é do tipo resistido. 

Essa hipertrofia pode ser temporária (apenas durante a prática dos exercícios) ou crônica (quando permanece após 03 ou mais dias sem a atividade específica). Isso acontece porque seu corpo tem que se recuperar do estresse sofrido aumentando o tamanho da fibra muscular a fim de suportar mais carga. Essa recuperação para ganho hipertrofia leva geralmente 48 horas, mas varia de pessoa para pessoa.


Os exercícios aeróbicos promovem um grande gasto calórico durante a atividade, mas a prática voltada para a hipertrofia também são fundamentais dentro de um programa voltado para o emagrecimento. 




Os músculos são muito ativos e gastam muita energia para sua manutenção. Assim, pessoas que têm mais massa muscular consomem mais energia mesmo durante os momentos de repouso (que correspondem às outras 23 horas do dia, para quem faz exercícios físicos por uma hora).


As atividades aeróbias representam movimentos quase sempre iguais, repetidos por um período longo. Maior quantidade de massa muscular dá mais suporte às articulações e pode ajudar a prevenir lesões, especialmente por uso excessivo. Nesta linha de raciocínio, é importante fortalecer os músculos anteriores e posteriores da coxa para proteger os joelhos, seja na corrida, no step, no jogo de tênis ou futebol (profissional ou a famosa “pelada”), por exemplo.


Durante a musculação, a maior parte da energia consumida no exercício provém dos carboidratos e não das gorduras. Entretanto, após a atividade, o metabolismo permanece acelerado para a construção dos músculos e boa parte da energia necessária para esta função poderá vir da gordura.




Dicas para uma hipertrofia de qualidade:
·         
- Dicas para uma hipertrofia de qualidade:
- Descanse, durma bem e nada de “stress”.
- Treine INTENSO! Carga alta, descanso curto entre as series e tenha sempre um bom treinador.
- Se tomar suplemento, escolha sempre os de marcas confiáveis e procure a orientação de um nutricionista.
- Ganhar músculos pode ser muito mais fácil e rápido se você tiver alguns cuidados antes, durante e depois do treino. Tenha PACIÊNCIA!  
- “Nunca fique satisfeito com o seu desenvolvimento, aprenda a amar o desafio e, acima de tudo, se mantenha faminto.” Palavras do mestre Arnold Schwarzenegger.


Odilar Maciel Barreto Neto, 27 anos.
Graduado em Fisioterapia pela UniEvangélica, 2006
Graduando em Educação Física pela UniEvangélica, 2010
Pós- Graduando em Fisiologia e Cinesiologia do Exercicio pelo Instituto Aleixo
Instrutor e Treinador de Musculação da Academia Jullia Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário