quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CUIDE DO SEU CORPO E APROVEITE O VERÃO!

Estamos curtindo a época mais movimentada do ano! Verão, férias e muita diversão. Mas você já parou para pensar na importância de cuidar do seu corpo para o verão?

Se ainda não fez nada para mudar a atual situação, comece já a cuidar da sua alimentação e da sua atividade física para não fazer feio neste verão.

Quem tem ou já teve uma trajetória não muito bem sucedida na tentativa de eliminar peso deve o quanto antes. Isso porque a maioria das pessoas sempre espera até o último momento para buscar o ideal do corpo perfeito.

Fique atenta as nossas dicas nutricionais para aproveitar o verão sem perder a saúde:
Ficar em jejum ou comer uma quantidade muito pequena de alimentos pode causar deficiência de nutrientes e também uma perda excessiva de massa muscular.

As dietas à base de proteínas também não são indicadas por muitos nutricionistas, já que restringem o carboidrato, um nutriente fundamental ao organismo. O excesso de proteínas e gordura (proveniente de alimentos ricos em proteínas) provoca colesterol e triglicérides elevados, mau hálito, obstipação intestinal, fraqueza, entre outros sintomas.

O mais indicado é ter uma alimentação balanceada e saudável sempre. Isso inclui o ano todo. Mas, se é difícil comer bem é também difícil emagrecer, já que os alimentos de mais baixo valor calórico são também aqueles que menos são consumidos: frutas, verduras e legumes.

É bom lembrar que uma alimentação balanceada não possui somente frutas, verduras e legumes, ela inclui ainda cereais (pão, massas, arroz etc), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja), leite e seus derivados, carnes e ovos, e consumo esporádico de gorduras e açúcar. Tudo isso em quantidades moderadas, já que todos os alimentos consumidos em excesso podem causar o ganho de peso.

O fracionamento das refeições é também uma medida importante para o emagrecimento e mudança nos hábitos alimentares. Isso porque um maior número de refeições com quantidade pequena de alimentos favorece a saciedade e ainda estimula o metabolismo a trabalhar de forma mais ordenada. De cinco a seis refeições é o recomendado.

E para aumentar o gasto energético do organismo não deixe de praticar atividade física. Além dos benefícios cardiorespiratórios, o exercício físico aumenta a massa muscular e diminui a massa gorda do organismo, fatores importantes para quem deseja eliminar peso.

Com um emagrecimento gradativo, o organismo exerce suas funções de maneira mais equilibrada, com os nutrientes necessários ao seu funcionamento e com aumento de massa muscular que auxilia ainda em um maior gasto energético, já que o músculo é metabolicamente ativo.

Cuide da sua saúde e emagreça com equilíbrio. Além de emagrecer é importante emagrecer de forma saudável.

Por:
Milena Lima
Nutricionista formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.100
Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário